quinta-feira, 2 de abril de 2009

Montado do Pereiro volta a acolher o BTT


O Campeonato Regional Powerade Cross Country prossegue já no próximo domingo, dia 05 de Abril, este evento é organizado pela Associação de Desportos da Madeira, entidade que tutela esta vertente de ciclismo na Região e apoiado pela Powerade, Bikulture e Liberty Seguros.


A terceira prova pontuável para o campeonato, irá ter como palco o Montado do Barreiro, num circuito com a distância de 4000 mts, desenvolvendo-se em caminhos já existentes prolongando-se até ao portão sul do Montado do Pereiro. O percurso está classificado com o grau de dificuldade médio e terá pouca variação entre subidas e descidas.

A prova inicia-se pelas 10h00, com os escalões escola, para às 11h30 entrar em acção os escalões de competição em conjunto com a categoria Promoção e às 12h30 a entrega de prémios.

O Cross Country tem vindo a aumentar o número de participantes em relação à época transacta, contando inclusive com a participação de alguns atletas habituais da vertente down hill, uma vez que este segmento do BTT exige muito esforço e possibilita aumentar a resistência dos atletas. Como efeito tem sido denotado um aumento da competitividade nos vários escalões.

Apesar do Campeonato Regional Powerade estar ainda em aberto, os atletas Jó Coelho (Juniores) e Luís Rocha (Veterano A) lideram as suas categorias com uma larga vantagem em relação ao segundo classificado. No escalão elite e cadetes, Mário Moniz (Ciclomadeira) e António Costa (Ludens de Machico/Mzbike) possuem um avanço de dez pontos em relação ao Alexandre Teixeira (BTTMadeira/Bikezone) e ao João Martins respectivamente. Na categoria Veteranos B, Paulo Sousa do Ciclomadeira lidera com apenas dois pontos de vantagem em relação ao António Oliveira, contudo, Ismael Alves (“Boleo” Carvalheiro) irá lutar igualmente para obter um bom resultado de forma a atenuar a desvantagem que possui por não ter participado na primeira prova da época. Para a 3ª prova aguarda-se o desempate entre André Mendonça e Paulo Baptista, que, no escalão de sub 23, seguem empatado, deixando antever uma luta renhida até ao fim.

A título de curiosidade refira-se que as provas de “Cross Country” têm como principal característica o facto de exigir muito esforço e resistência aos atletas, visto que têm de efectuar várias voltas ao percurso estabelecido (dependendo do escalão), no menor tempo possível. Esta vertente do BTT possibilita, ainda, um maior contacto com a natureza, permitindo uma perfeita simbiose entre o atleta e o meio envolvente.


A organização estima que, na prova do próximo domingo, participem cerca de 50 atletas nos vários escalões e de vários clubes regionais.

Sem comentários: